A disputa pela vida começa às 8h desta segunda-feira, com a entrada em campo dos primeiros doadores de sangue no Hemocentro Regional e no Banco de Sangue do Hospital de Caridade.
É o começo da campanha Time Sangue Bom, do Grupo RBS Santa Maria, em parceria com os consulados e dirigentes de Inter e Grêmio, Riograndense e Inter-SM. O objetivo é colaborar com o aumento dos doadores voluntários de sangue em tempos de maior falta, como o fim do ano e as férias de verão. Entre os meses de dezembro e fevereiro, considerada a época crítica nos hemocentros, chega a faltar 2 mil bolsas de sangue em Santa Maria. As doações chegam a cair 30% nessa época do ano.
No quesito convocação dos torcedores para esse jogo que mostrará quem é a torcida mais solidária de Santa Maria, a Associação Avante Alvirrubro abriu o placar, divulgando, em seu Facebook, a campanha e convidando seus integrantes a participar da campanha nos locais indicados. Além de ajudar a quem precisa do sangue, o torcedor que comparecer ao Hemocentro Regional e ao Banco de Sangue do Caridade garante um voto para seu time do coração. O convite é para que os voluntários façam a doação usando a camiseta do time e postem as imagens do ato de solidariedade no Facebook e no Instagram usando a hashtag #TimeSangueBomRBS.
Já na edição impressa de terça-feira, o logotipo do jornal sinalizará qual o time que está vencendo a disputa pela vida. E será assim também nas edições de quinta-feira e do fim de semana (veja abaixo como você pode acompanhar os resultados da campanha em todos os veículos do Grupo RBS Santa Maria).
A ideia da campanha, que vai até o dia 19 de dezembro, é mostrar que doar sangue é simples, não dói nada e pode ajudar a salvar muitas vidas. O campeonato que começa segunda-feira quer garantir que não falte sangue para ninguém neste final de ano.
Período da campanha: 24 de novembro a 19 de dezembro
Locais de doações:
Hemocentro Regional _ De segunda a sexta, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Rua Alameda Santiago do Chile, 35, perto do Fórum
Banco de Sangue do Hospital de Caridade _ De segunda a sexta, das 8h às 14h, sem fechar ao meio-dia. Avenida Presidente Vargas, 2291, 2º andar
O QUE É PRECISO PARA DOAR SANGUE
- Estar em boas condições de saúde
- Levar documento oficial de identidade com foto
- Ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 a3nos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais
- Pesar 50 quilos ou mais
- Não estar em jejum
- Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação
Impedimentos temporários
- Gripe ou febre
- Gravidez
- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana
- Ter feito tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses
- Ter tido exposição à situação de risco para a Aids (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas)
Impedimentos definitivos
- Doença de Chagas ou malária
- Hepatite após os 10 anos de idade
- Ser portador dos vírus HIV (A"